A configuração proposta por Severo, de um dirigível semirrígido, foi revolucionária e influenciou o desenvolvimento dos dirigíveis nas décadas seguintes.
Em 12 de maio de 1902,
quando decolou com seu Dirigível Pax, para seu primeiro voo sobre Paris,
juntamente com o mecânico francês, Georges Sacchet, Severo sofreu um acidente
que ceifou tanto sua vida, quanto a de seu companheiro de viagem. O aeróstato
explodiu no ar e caiu sobre a Avenue Maine.
Quanto à causa do
acidente a hipótese mais provável é de que o problema ocorreu devido a
proximidade entre o motor à combustão com a válvula do balão de hidrogênio. Com
uma provável pane na válvula, o hidrogênio entrou em contato com as faíscas do
motor possibilitando a explosão.
Uma segunda hipótese,
com menos defensores, indica que uma mudança no projeto ocasionou o acidente. O
inventor trocou o material de uma das peças da barca que seria de alumínio, por
bambu. Ela então quebrou em virtude do excesso de peso e furou o invólucro de
hidrogênio.
Em qualquer uma delas o
resultado foi o mesmo o fim dos dois passageiros do balão. No Museu
Aeroespacial temos a máscara mortuária do inventor e o pedaço do bambu
quebrado, que teria sido o responsável pelo trágico acidente.
*O autor é Suboficial da
Força Aérea Brasileira e Doutor em História Comparada pelo Programa de Pós
Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Referência
LEMOS, Valmir. História da Aviação. In: busca.unisul.br/pdf/restrito/000003/00000362.pdf. Acesso em 11/Mai/2016.
FONTE – SITE DO MUSEU AEROESPACIALReferência
LEMOS, Valmir. História da Aviação. In: busca.unisul.br/pdf/restrito/000003/00000362.pdf. Acesso em 11/Mai/2016.
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