12 de maio de 1902, uma data para a população de Macaíba e do Rio Grande do
Norte, não esquecer. Nesta data em Paris-França, falecia Augusto Severo de
Albuquerque Maranhão, Nascido na vila de Macaíba, província do
Rio Grande do Norte, no dia 11 de janeiro de 1864, ele foi um político,
jornalista, inventor e aeronauta brasileiro.
Augusto Severo de Albuquerque Maranhão foi o oitavo dos quatorze filhos do
Major Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão e dona Feliciana Maria da Silva de
Albuquerque Maranhão. Realizou seus estudos primários em Macaíba, e os
secundários em Salvador. Em 1880, viajou para o Rio de Janeiro, então capital
do Império, e iniciou seus estudos de engenharia na Escola Politécnica.
No Rio de Janeiro foi motivado pelos trabalhos em aerostação do inventor
paraense Júlio César Ribeiro de Souza, que apresentou um projeto de dirigível
ao Instituto Politécnico Brasileiro em 1881, Augusto Severo passou a se
interessar pelo voo, realizando observação de aves planadoras e construindo
pequenos modelos de pipas, uma das quais denominou Albatroz.
Em 1882, passou a ensinar matemática no Ginásio Norte Riograndense, de
propriedade de seu irmão Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, acumulando a
função de vice-diretor. No ano seguinte o ginásio fechou e Severo dedicou-se ao
comércio, primeiro como guarda-livros da empresa Guararapes. Seguindo as
recomendação de seu irmão Adelino, associou-se à firma A. Maranhão & Cia.
Importadora e Exportadora até 1892.
Em 1888, casou-se com Maria Amélia Teixeira de Araújo, com quem teve cinco
filhos. Em 1892 Augusto Severo, dedicar-se à política Eleito deputado ao
Congresso constituinte 1893.
Bartholomeu de
Gusmão
Em outubro de 1892, ouvida a idéia aderente de abalizados professores da
Escola Politécnica, o Governo concedeu um auxílio pecuniário para que Augusto
Severo pudesse mandar fazer na Europa um aeróstato dirigível de sua invenção
que incorporava as idéias que havia desenvolvido anteriormente.
Esse aeróstato deu o nome de Bartholomeu de Gusmão, em homenagem ao inventor
brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão, que apresentou em 1709, diante da
corte portuguesa, um pequeno balão de ar quente.
O Aeróstato chegou ao Brasil em março de 1893, com cerca de 2.000m3, medindo
60m de comprimento, que foi construída no campo de tiro de Realengo (RJ), assim
como a montagem de uma usina para a produção de hidrogênio.
A falta do material previsto para construção da estrutura fez com que Severo
alterasse o projeto, construindo a parte rígida do aparelho em bambu.
Tratava-se de uma estrutura complexa que deveria suportar o motor elétrico com
as baterias e os tripulantes e, além disso, apresentar resistência suficiente
para aguentar os esforços durante o voo.
Bartholomeu de Gusmão realizou as primeiras ascensões em 1894, o ainda como
balão cativo e mostrou-se estável e equilibrado, demonstrando que a concepção
proposta por Severo era adequada para o voo.
Mas no único voo do dirigível livre das amarras, a estrutura em bambu não
aguentou os esforços e se partiu.
No Rio de Janeiro em 1896, pediu patente para um “turbo-motor com expansões
múltiplas e continuadas”.
Em 20 de outubro de 1896, sua mulher faleceu, logo após iniciou um
relacionamento amoroso com Natália de Siqueira Cossini, de origem italiana, com
a qual teria dois filhos.
Em 27 de julho de 1899, no Rio de Janeiro, Severo patenteou um novo balão
dirigível, o Paz (posteriormente o nome foi latinizado para “Pax”). Em 1901,
Severo licenciou-se da Câmara para se dedicar à construção do novo dirigível “
Pax”.
Este novo dirigível era um desenvolvimento do seu anterior, o Bartholomeu de
Gusmão. O Pax pesava cerca de duas toneladas. Os ensaios foram realizados nos
dias 4 e 7 de maio de 1902 com sucesso.
FONTE - INTERNET
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